Essa construção de uma nova consciência através da temática do Manguebeat se faz viável devido às correspondências da capital pernambucana com as contradições locais. Dessa forma, atitudes que apontam para a equação de problemas dentro de um contexto podem ser tomadas como força de mudança dentro das lutas sociais de outro.
OBJETIVO GERAL
Apontar à população do Recôncavo Baiano como um movimento inicialmente musical conseguiu redimensionar e transmutar a consciência coletiva de uma parcela considerável da população pernambucana, e como a política de negociação através de processos de desencaixe pode auxiliar nas melhorias das condições de vida ainda tão precárias em muitas áreas da nossa região.
Tendo como público alvo majoritário, lideranças comunitárias, membros de movimentos sociais da região, professores e alunos das instituições de ensino público, e artistas ligados à temática, o projeto busca conscientizar a população do Recôncavo Baiano para as potencialidades de uma consciência coletiva no remanejamento da ordem pública a partir do questionamento das metanarrativas historicamente atribuídas.